Brasilia - DF - quinta-feira, 28 de março de 2024

Os dez leprosos.

Os Dez leprosos.

Texto: " De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galiléia. Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano.  Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.." (Lucas 17:11-19)

Neste texto bíblico vemos o Senhor Jesus curando dez leprosos e somente um voltou para dar glória a Deus, porque Jesus curou os dez mesmo sabendo que só um voltaria para agradecer?

Houve um clamor a Deus.: v12-13 "saíram-lhe ao encontro dez leprosos, que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós!", aqui foi aplicado o principio bíblico da oração, o Senhor nos ensina a orar (Lc. 11:1-8), Ele conquistou este direito na cruz do calvário, Ele diz "tudo que pedires em meu nome, isso farei" João 14:13, se queremos respostas em nossa vidas devemos ter uma vida de oração, a oração deve ser prioridade em nossa vida, devemos nos alimentar da oração como nos alimentamos do pão natural diariamente. Sem oração o poder de Deus não se manifesta.

Houve fé em Deus:  v12 " saíram-lhe ao encontro dez leprosos "  Elas foram ao encontro de Jesus crendo que Ele poderia lhes curar, a Bíblia diz "Sem fé é impossível agradar a Deus" Heb. 11:6, devemos ter fé em Deus, pedir a Ele mais fé, pois a fé opera o impossível em nossa vida,  Jesus disse "… se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível. " Mt.  17:20

Manifestou-se a graça e misericórdia de Deus: v:14 "Ao vê-los", Jesus viu o clamor deles, o Senhor não os ignorou,  " Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas enfermidades " Hb. 4:15 , Quando Clamamos a Deus, a sua misericórdia se manifesta em nossas vidas, pela graça somos salvos (Ef. 2:8) e pela graça receberemos Dele todas as coisas (Rom. 8:32), Graça é o favor imerecido de Deus. Então receba de Deus pela fé o suprimento à todas as suas necessidades.

Porque os nove não voltaram?:  Ao se verem curados eles se preocuparam mais em voltar à sua rotina normal (pós lepra) do que louvar e adorar ao Senhor, isso muitas vezes acontece conosco, estamos mais envolvidos com os nossos afazeres e com as nossas prioridades que esquecemos de Deus. Será que isso não acontece conosco? As vezes temos tempo para tudo, para família, trabalho, estudos, lazer, mas não encontramos tempo em nossa agenda para Deus. Jesus certa vez disse:  " Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos, por amor de mim e por amor do Evangelho,  que não receba já no presente o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e no mundo vindouro a vida eterna " Mc. 10:29:30

Porque Jesus se admirou por só um ter voltado?:  vs: 17-19. Em todas as coisas Deus deve sim ser glorificado e honrado em nossas vidas,  mas o sentimento de Jesus não era um sentimento egoísta, mas o Seu desejo aqui era completar uma boa obra que Ele havia começado naquelas vidas (Filipenses: 1:6) , imagine quantas coisas aqueles homens  precisavam que fosse restaurada em suas vidas, por causa da lepra eles perderam tudo,  família, bens, amigos, ninguém queria relacionar com um leproso.
  - no verso 19, Jesus disse três coisas para aquele homem:
    * "Levanta-te", Jesus resgatou sua dignidade como pessoa humana, agora ele estava livre de todo o mal.
    * "Vai" , Agora ele estava sendo envido por Jesus, sua vida agora teria sentido e direção, ele não mais estaria perdido, aqui começava de fato o propósito de Deus em sua vida que era que ele fosse uma benção.
     * "A tua fé te salvou"  Aqui ele recebe pela fé em  Deus a salvação, Jesus disse em Marcos 8:36 " Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? "

Conclusão: Devemos dar glórias a Deus por todos os seus benefícios para com a nossa vida, deixar que Ele continue fazendo a Sua vontade em nós, para isso é necessário entregar a Ele toda nossa vida e confiar que Ele tem e fará o melhor em nós.