Página Principal

» Especiais

Crescei na Graça.

CRESCER NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

O Apóstolo Pedro foi o primeiro pregador do Evangelho a experimentar o grande êxito de crescimento rápido na formação de igrejas, depois do Pentecostes. Após sua pregação, três mil pessoas, de bom grado receberam a sua palavra e foram batizadas. A multidão dos que cria no Senhor, tanto de homens como de mulheres, crescia cada vez mais. (At 2:4;5,14). Ele escreveu duas cartas com ensinos preciosos e exortações a uma vida piedosa. Na segunda carta, a ênfase é a expressão do seu desejo para que a graça e a paz fossem multiplicadas pelo conhecimento de Deus e de Jesus, Nosso Senhor. Desse modo Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas ( 2 Pe 1,2-4). Conclui sua carta dizendo: Antes, crescei na graça e no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo (2 Pe 3:18).
Não era o crescimento numeroso de crentes que enchia os olhos de Pedro. Não era esta a sua ambição maior, e sim o crescimento na graça. O que significaria esse tipo de crescimento? Qual a sua importância na vida cristã? Desde a sua saudação na carta, Pedro destacava essa graça, desejando que ela fosse multiplicada. O segredo de vivermos seguros na vida cristã é conhecermos esse favor, essa graça imerecida que Deus derramou sobre nós por meio de Jesus Cristo. A lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por meio do Senhor Jesus Cristo. ( Jô 1,17).
Precisamos crescer no conhecimento desta graça abundante que está às nossas ordens. O Apóstolo Paulo deu um destaque especial a essa graça em suas epístolas. Ele diz: Pela graça sois salvos por meio da fé (...). (Ef 2:10). Nas suas lutas espirituais, ele lançava mão da graça para vencer os ataques do inimigo. Chegou a afirmar: Pela graça de Deus sou o que sou, e sua graça não foi vã para comigo (...). ( I Co 15:10). Certa vez ouviu Deus em viva voz afirmando-lhe: A minha graça te basta, o meu poder se aperfeiçoa na tua fraqueza. ( 2 Co 12:9). Crescendo no conhecimento da graça de Deus, nos sentiremos mais fortalecidos nos combates espirituais que enfrentamos no dia-a-dia.
Precisamos crescer também no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Qual é o conhecimento que temos de Nosso Senhor? Só técnico. O que outros têm falado sobre Ele? Ou um conhecimento pessoal, íntimo, nutrido por uma comunhão sadia com Ele? Quando conhecemos bem uma pessoa, a nossa intimidade com ela se torna maior e nos dá mais segurança.
Através da Palavra de Deus e da oração, o Espírito Santo nos leva a um conhecimento mais profundo do Senhor Jesus. Você sente realmente que Cristo é o seu amigo? Ele afirmou: Vós sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando. (Jô 15:14). É tão agradável possuirmos um bom amigo com quem podemos compartilhar as nossas lutas e ouvir dele bons conselhos. Conheça Jesus como o seu bom amigo!
A igreja precisa preocupar-se não só com um crescimento numérico, fundando grandes igrejas, mas também com o alcance do crescimento da graça e com o conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Todo crescimento é progressivo: “crescei, crescei, crescei...”

Extraído do livreto Para você de:
Lídia Almeida de Menezes

Assuntos Relacionados